Folia de Reis - A Brilhante Estrela de Belém

A Folia de reis, também conhecida como Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma das mais importantes manifestações culturais do País. Herdada dos colonizadores portugueses, a festa celebra a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus. Em todo o País a celebração vai do dia 24 de Dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 06 de janeiro, data em que os Reis Magos chegaram a Belém. No Rio de Janeiro, no entanto, a festa se estende até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade.

Embora muito conhecida nos interiores do País, a Folia de Reis ainda é bastante festejada nos morros e periferias do Rio de Janeiro. Um dos morros que mantém viva esta tradição há mais de 70 anos é o Morro da Formiga, comunidade localizada no bairro da Tijuca, bairro da zona norte carioca. Com o objetivo de transmitir os saberes do Reisado para os jovens, foi criada a Folia de Reis Mirim do Morro da Formiga, que encanta a todos por onde passa.

 

 

Janeiro de 2020

  • Facebook
  • Instagram

 © Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução de qualquer imagem sem a expressa autorização da fotógrafa - Lei nº 9.610/98