top of page
  • Karen Eppinghaus

2ª Edição Mulheres de Visão


Neste mês de março acontece na Icon Artes Galeria a abertura da 2a ed. da mostra Mulheres de Visão, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e eu tive o grande privilégio de ser convidada pela dupla curatorial que tanto admiro, Ângela Magalhães e Nadja Peregrino, a integrar esse time de mulheres tão potentes quanto heterogêneas.





Visando ampliar o debate sobre a produção fotográfica feminina, a mostra ressalta seus aspectos estéticos mais alargados, distantes de qualquer tipo de padronização, para demonstrar o quanto a arte pode ser subversiva.



"(...) uma abordagem fotográfica não se esgota em si mesma, se pensarmos que a representação do universo feminino surge dotado de um sentimento político de resistência. Tudo isso moldado nas imagens produzidas sobre grupos minoritários, cuja invisibilidade sabidamente é recorrente no contexto histórico-social brasileiro (...) A preocupação em acentuar valores simbólicos também se revela à medida que as autoras indagam sobre a cultura oriental, os jogos da vida doméstica, o excesso desenfreado do consumo e a pungente ligação da mulher com a mãe-terra. É verdade que o repertório fotográfico traz ainda formulações espaciais ligadas aos objetos do cotidiano, ou mesmo a um cromatismo dinâmico, que ganham transcendência ao brincarem com a nossa imaginação.". (Ângela Magalhães e Nadja Peregrino)


Uma grande realização compartilhar essa experiência ao lado de mulheres tão sensíveis, cujos trabalhos são impregnadas de criatividade e poesia. A abertura da exposição foi como um abraço, em que pudemos nos deixar afetar umas pelas outras, resultando em uma rica troca de experiências, de olhares e de visão!





O sucesso da exposição repercutiu nos meios de comunicação, sendo destaque do RJTV, na Rede Globo:





A mostra vai até o dia 20 de maio na Icon Artes Galeria, localizada no térreo da Fábrica Bhering! Venham, venham!




Comments


bottom of page