• Karen Eppinghaus

Boletim Observatório da Diversidade Cultural - Ed. 94

Uma alegria contribuir com imagens para a publicação do Observatório da Diversidade Cultural dedicada à Lei Aldir Blanc. O Observatório é uma organização não-governamental integrada a um grupo de pesquisa, que desenvolve ações de formação, difusão de informações e pesquisas no campo interdisciplinar da diversidade cultural. Um importante veículo de informação e reflexão que dialoga com diferentes territórios e contextos que envolvem a produção, gestão e difusão da cultura no Brasil.


Confira um trecho da matéria "O DIÁRIO DA LUTA PELO DIREITO DA LEI ALDIR BLANC EM MONTE SANTO-BA", por Antônia Lucia Barbosa de Jesus Dias:


"Localizado no sertão, Monte Santo está a 352 km da capital baiana e possui uma população de 49.145 habitantes(IBGE, 2021). É uma cidade turística e histórica que abriga o segundo Monte Sacro no estado da Bahia, servindo também de quartel general para as expedições que vieram a guerrilhar em Canudos. Na romaria de Todos os Santos, que ocorre todos os anos nos dias 31 de outubro a 1º de novembro, a cidade recebe milhares de visitantes de todos os estados, inclusive, de alguns países. Monte Santo também foi palco de duas gravações cinematográficas: Deus e o Diabo na Terra do Sol, um dos filmes mais premiados do cinema nacional, do cineasta Glauber Rocha, gravado em 1964; e a minissérie O pagador de promessas, baseada na obra de Dias Gomes, produzida e exibida pela Rede Globo entre 5 e 15 de abril de 1988, em 12 capítulos.

Além de ser uma cidade turística, seus rincões guardam muitas tradições culturais que ao longo de mais de dois séculos vêm se mantendo vivas, sem apoio algum de políticas públicas. Um celeiro riquíssimo de manifestações culturais de valor inestimável, têm subsistido com o puro suor daqueles que reconhecem nas atividades tradicionais a sua identidade e, por amor à tradição e à cultura, resistem diante das dificuldades."



A publicação está disponível para acesso e download gratuito no site do ODC: https://observatoriodadiversidade.org.br/wp-content/uploads/2021/11/BoletimV94N02Nov2021.pdf?fs=e&s=cl