• Karen Eppinghaus

Dia de Iemanjá em Monte Alegre, Boipeba


A Festa de Iemanjá, uma das maiores e mais tradicionais manifestações religiosas afro-brasileiras, há muito se tornou verdadeiro patrimônio cultural da Bahia. A celebração em Salvador é famosa por atrair sempre uma multidão imensa de fiéis e admiradores que lotam a praia do Rio Vermelho para saudar a Rainha do Mar, sendo o destino mais procurado por turistas, jornalistas e fotógrafos que desejam vivenciar esta grande festa.


Porém, em toda a Bahia há festejos bastante autênticos e especiais como o da comunidade quilombola de Monte Alegre, localizada na linda Ilha de Boipeba/BA.


A festa inicia na noite do dia anterior com uma gira, que neste ano aconteceu na escola municipal da comunidade, estendendo-se até a manhã do dia 02 de fevereiro, quando, então, tratores levam até a praia de Moreré aqueles que desejam levar suas oferendas para Iemanjá.



Os olhares atentos de menino acompanham toda a celebração com curiosidade, mas, ao mesmo tempo, com a naturalidade de caiçara que aprende desde cedo a pedir a benção Daquela que controla as marés, padroeira dos pescadores.


O caminho até o mar é percorrido com muita devoção, sob o entôo de cantos e pedidos de proteção.


Na praia tambores saúdam a imagem da Rainha do Mar e recebem os presentes que lhe serão entregues.


É chegada a hora dos presentes serem embarcados para alto-mar.



Um dia de muita emoção para ficar na memória! Axé *