top of page
  • Karen Eppinghaus

Projeção Everyday Brasil - 12º Festival de Fotografia de Tiradentes



Como parte das atividades do 12o Festival de Fotografia de Tiradentes 2023, o Everyday Brasil apresentou uma projeção coletiva de fotografias de seus colaboradores.


O Everyday Brasil é um projeto de fotografia integrante do Everyday Projects, organização global de fotografia que nasceu na África (Everyday África) em 2012, com a intenção de desconstruir clichês que são, geralmente, atribuídos ao continente. Desde então, o projeto ganhou importância e visibilidade, e hoje conta com inúmeros perfis similares no Instagram, criados por fotógrafos ao redor do planeta. O objetivo principal é mostrar o cotidiano desses lugares desafiando os esteriótipos que deturpam nossa compreensão sobre o mundo, reconhecendo a necessidade de múltiplas perspectivas ao retratar a cultura que nos define.


O Everyday Brasil pretende oferecer uma visão autêntica da nossa sociedade por meio da fotografia documental e jornalística produzida atualmente no país, expandindo o conhecimento e promovendo reflexões sobre nossa cultura, lugares, pessoas, modos de vida, situações e acontecimentos importantes. O projeto conta com um time regular de fotógrafos e fotógrafas colaboradores em todas as regiões do país.





A imagem que escolhi para a projeção foi este retrato que fiz de Seu Ladir, ribeirinho nativo da floresta amazônica, em meio a Sumaúma que fica na trilha que margeia sua casa, na Comunidade Boa Vista do Acará/Pará.


Aos 80 anos, Seu Ladir demonstra uma energia invejável, escalando açaizeiros e se embrenhando pelas árvores gigantescas como castanheiras e as samaumeiras, como se ainda fosse ainda o menino que ali brincou e cresceu aprendendo os segredos da natureza.





Honrada por integrar a exibição ao lado dessa rede de fotógrafos que admiro tanto para falar sobre nosso Brasil profundo!


Quer assistir à projeção inteira? Assista ao vídeo abaixo:






Comments


bottom of page