Revista Carta Capital - A Dança da Memória
- Karen Eppinghaus
- 31 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Foi publicada na edição nº 1322 da Revista Carta Capital matéria assinada pela jornalista Ana Paula Sousa sobre o 3º Encontro de Jongos, realizado em Pinheiral/RJ. A matéria conta com fotografias de minha autoria deste evento que reúne cinco comunidades centenárias da tradição do Jongo, expressão cultural nascida nas senzalas das fazendas do Vale do Café.


Reunidas no Parque das Ruínas em Pinheiral, antiga sede de fazenda de café em que trabalharam milhares de negros escravizados, as comunidades do Jongo de Pinheiral, do Quilombo São José da Serra, Jongo de Vassouras, de Arrozal e Barra do Piraí receberam muitos outros grupos e lideranças jongueiras da região para um encontro de celebração da ancestralidade, preservação da memória, construção de identidade coletiva e afirmação da cultura negra.
Registrado pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o Jongo possui enorme importância na formação da cultura brasileira, diferindo, dependendo da comunidade, na forma de ser tocado e dançado, podendo ser chamado também de caxambu, tambor ou tambu.
Estão sempre presentes, no entanto, os elementos comuns que o caracterizam: a louvação aos ancestrais, a percussão de tambores, as palmas dos participantes e os pontos entoados por um dos jongueiros, que são respondidos em coro pelos demais participantes da roda.
Os tambores são reverenciados como uma entidade sagrada. A eles se pede licença cada vez que se inicia um jongo ou se entra na roda, pois é ele que estabelece a conexão com a ancestralidade e as forças do mundo espiritual.
Igualmente, os Mestres e Mestras são muito respeitados na roda de jongo, pois são eles os responsáveis pela transmissão às novas gerações do conhecimento recebido de seus ancestrais. Um elo entre o passado e o presente, que permite, como um registro da memória, que se mantenha viva a tradição do Jongo.
Para conferir os registros deste encontro tão rico, acesse o ensaio em https://www.eppinghausfotografia.com.br/jongo-vale-do-cafe


