top of page

The Summer Hunter - As cores do Congado

  • Karen Eppinghaus
  • 26 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura


O Congado foi destaque no The Summer Hunter, plataforma de conteúdo editorial, curadoria cultural e comportamento contemporâneo, que vem dando um espaço cada vez maior para manifestações da nossa cultura popular, difundindo, assim, nossas tradições e enaltecendo nossa brasilidade.





"Uma das mais importantes manifestações culturais populares do país, o Congado foi reconhecido em 2025 como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN, após quase duas décadas de pesquisa. Suas tradições nascem da ancestralidade africana e se entrelaçam ao catolicismo popular, em uma festa que há mais de três séculos segue diversa e com a fé intacta.


Em trajes coloridos e elaborados, guardas, irmandades e ternos celebram sua devoção a santos católicos reconhecidos como padroeiros de pessoas negras e escravizadas no Brasil, como Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora Aparecida. Cortejos, rezas, levantamento de bandeiras e coroações de reis e rainhas do Congo fazem parte dos rituais que transformam cidades inteiras em palcos de celebração da memória.


Presente em mais de 330 municípios mineiros, além de cidades em São Paulo e Goiás, o Congado assume datas e características próprias a depender do local — mas mantém, sempre, um fio condutor: a ancestralidade africana que dita os cantos, os ritmos e as danças.


Todos os anos, em Aparecida do Norte (SP), por conta da Festa de São Benedito, grupos de Congado vindos de várias cidades e estados se reúnem: ocupam ruas e igrejas com suas cores e cortejos compassados, entoando cantos de fé e acompanhados por batuques ou chocalhos nos pés.


'Não se trata apenas de uma manifestação, mas de um modo de vida organizado em torno da coletividade e da comunidade' explica a fotógrafa Karen Eppinghaus. 'São esses valores que tornam o Congado tão contagiante e fazem com que a tradição se perpetue, passando de geração em geração. Esse é o Brasil que merece ser visto.'.


Sobre a autora

Karen Eppinghaus (@eppinghaus_foto) direciona sua pesquisa e seus registros às manifestações da cultura popular brasileira. Nas ruas, feiras, terreiros e morros, documenta personagens, histórias e territórios diversos pra falar do que acredita: o Brasil como um país plural, poético e político, que encontra na festa e na fé formas de enfrentar o desencanto do mundo."




 
 
  • Instagram

 © Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução de qualquer imagem sem a expressa autorização da fotógrafa - Lei nº 9.610/98

Fé Peregrina

bottom of page